Junte-se a nós!
Subscreva a nossa Newsletter e receba informação actualizada sobre o seu músico favorito.
(13.06.1978)
No palco e fora dele, Yola Araújo inspira não apenas com a sua música envolvente, mas também com a sua dedicação em fazer do mundo um lugar mais inclusivo e compassivo para as crianças com necessidades especiais. O seu legado vai muito além da indústria musical, deixando uma marca indelével na construção de um futuro mais justo e equitativo para todos. (Flora Neves)
Kizomba, Semba, R&B, Soul e Dance Music
Yola Catiana Moreira de Araújo, mais conhecida como Yola Araújo, nasceu em Saurimo, capital da província da Lunda-Sul, Angola. A cantora tem dois filhos, Ayani Costa e Jason Costa.
A cantora tem sido uma voz activa na defesa dos direitos de crianças com necessidades especiais, destacando a importância da aceitação, do respeito e da igualdade. As questões do espectro do autismo são-lhe particularmente especiais, visto que, o seu filho Jason Costa sofre de Autismo.
Yola Araújo sempre fez questão de usar a sua visibilidade para sensibilizar a sociedade sobre questões sociais cruciais, com foco especial nas crianças que enfrentam desafios especiais.
“O autismo não é uma doença, é um transtorno no neuro desenvolvimento, logo, não tem cura. A terapia em si não faz milagres, é um trabalho contínuo em casa”, como já afirmou.
“Se tivermos um filho com autismo ou outra condição especial, que necessite de terapia ou intervenção, além do nosso amor, precisamos de ajudar também os terapeutas a trabalhar. Entregar a criança a uma cuidadora ou babá, não ajuda muito. É preciso que os pais façam o seu devido papel”, sublinhou a cantora, em declarações ao Jornal de Angola online (em 09/08/2023).
Yola Araújo iniciou a sua carreira em 1997, quando fazia coros para outros artistas, uma actividade que lhe proporcionou a oportunidade de entrar no mundo da música.
Em 1999, juntou-se a Margareth do Rosário e Djamila D’elves para formar o grupo Melomanias, um projecto do produtor Beto Max.
Num curto espaço de tempo, o grupo alcançou o sucesso, introduzindo um novo movimento musical nos estilos Kizomba e Semba. Apesar de ainda estar numa fase inicial e de afirmação, o grupo acabou por se dissolver, e cada uma das integrantes seguiu carreira a solo.
Em 2001, Yola Araújo lançou o seu primeiro álbum a solo, intitulado “Sensual”, editado pela Giva Produções, dos cabo-verdianos Gil e Vado Semedo. O trabalho recebeu aclamação tanto da crítica como do público.
A música “Luanda Serena” é uma composição poética de Euclides da Lomba e Jorge do Rosário, que retrata uma Luanda “altiva” e “risonha p’ro mar”, com um Carnaval incomparável. A faixa é mais um dos sucessos do álbum “Sensual”, ao lado do single de destaque “I Just Wanna Love You”.
Em 2002, lançou o segundo álbum, intitulado “Um Pouco Diferente”, que foi outro grande êxito de vendas.
Em 2006, apresentou o terceiro álbum, intitulado “Diferente e Mais um Pouco”, produzido por Heavy C. Este álbum alcançou o feito de ter mais de cinco músicas a tocar nas rádios, sendo um dos discos mais ouvidos e requisitados nas casas nocturnas. Por esse mediatismo, Yola Araújo foi distinguida com um Disco de Prata pelas 50 mil cópias vendidas, do álbum.
Em 2010, lançou o quarto álbum intitulado “Em Nome do Amor”, com temas produzidos por Caló Pascoal, Aires, Geovany, Ali Angel, Cherry Charbonnier, Nelson Freitas, Loony Johnson e M&N. O álbum contou com a participação de músicos como Jacob Desvarieux (Banda Kassav), Kadhaf (Kalibrados) e Paul G.
O CD tem temas cujas letras foram escritas por Danny L, Walter Ananás, Beto de Almeida, Matias Damásio, Anselmo Ralph, Yuri da Cunha, Paulo Matomina, William Araújo, Punidor, e pelos artistas Cabo-verdianos Nelson Freitas e Suzana Lubrano.
Em 2011, foi premiada no “Top Rádio Luanda” nas categorias de “Melhor Voz Feminina” e “Melhor Balada” com a música “Te Amo”, tendo recebido além, além disso, o prémio “Diva da Música“.
Em 2014, lançou o álbum “Fada do Amor” e ainda três edições do Team de Sonho (Volume I, 2012; Volume II, 2015; e Volume III, 2018).
Em 2018, conquistou pela primeira vez o prémio de “Melhor Artista Feminina” dos Países Africanos de LínguaPortuguesa (PALOP) nos African Entertainment Awards USA 2018, realizado em New Jersey, Estados Unidos.
Yola Araújo tem desenvolvido trabalhos de filantropia, tendo estabelecido uma parceria com a Chevron com o objectivo de contribuir para o combate à malária e ao HIV/SIDA em Angola.
Carinhosamente tratada pelos fãs como “Hit Maker” devido ao seu sucesso consistente em todas as músicas, a cantora é considerada um dos nomes mais proeminentes da música angolana. A sua carreira musical é marcada por sucessos que a têm mantido no topo do mercado angolano ao longo dos últimos anos.
A artista colaborou com diversos cantores de renome, incluindo Matias Damásio, Anselmo Ralph, Nelson Freitas, C4 Pedro, Heavy C, entre outros.
Com uma carreira musical que atravessa fronteiras, Yola Araújo encanta multidões com sua voz poderosa e presença magnética nos palcos.
1. I Just Wanna Love You
2. Dance
3. Tira o pé
4. Página Virada
5. Quadradinha
6. Serás Para Sempre
7. Fala Só
8. Preto no Branco
9. Não é justo
10. Luanda Serena
11. Amor
12. Não é desculpa
13. Esse medo te afasta
14. Eu quero dizer
15. Te amo
16. Nakuzanga
17. Estou a viver
18. Encosta
Álbuns
2001- Sensual
2005 – Um Pouco Diferente
2007- Diferente e mais um Pouco
2010 – Em Nome do Amor
2014- A Fada do Amor
2015 – Team de Sonho
2019- De mim p´ra Vocês
Singles
2020 – Desejo (single)
2021 – Amor (feat.Punidor) (single)
2021 – Em nome do amor (single)
2022 – Fala só (single)
2022 – Preto no branco (single)
Subscreva a nossa Newsletter e receba informação actualizada sobre o seu músico favorito.