Nagrelha
Nagrelha dos Lambas

30.10.1986 – 18.11.2022

Nagrelha - Algumas frases e pensamentos

“O Kuduro sem o Nagrelha é como se fosse uma caserna sem plantão.”

 

“Os meus inimigos me trazem alegria, porque quanto mais falam de mim, afinal de contas o Mundo e a Nação consegue lembrar e notar que existe um Nagrelha e o Nagrelha sou eu.
Gosto quando falam mal de mim”.

 

“Numa casa onde falta pão, todos brigam, discutem, mas ninguém tem razão.”

Estilos musicais

Kuduro

História Pessoal

Gelson Caio Manuel Mendes, mais conhecido por Nagrelha, nasceu em Luanda, no Bairro de Zambizanga no dia 30 de Outubro de 1986, filho de pai Santomense e de mãe Angolana (Maria Caio), sendo o mais novo de quatro irmãos.


Cresceu em casa da sua avó materna, criado pela mãe e pelos tios.


Com apenas dez anos de idade, Gelson Mendes já mostrava o seu gosto pela música.


Com a morte da avó, a mãe de Nagrelha decidi alugar casa própria e mudar-se com os quatro filhos para a nova habitação. Ainda adolescente, Nagrelha e um dos irmãos saíram de casa.
Para sobreviver, lavavam carro na zona do S. Paulo e enveredaram por outros caminhos: viveu e conviveu com a criminalidade, envolveu-se em drogas e chegou a estar preso várias vezes.


Vai ser a descoberta da música, a motivação que originou a sua mudança de direcção que a sua vida estava a tomar.


Já famoso, a mãe nutria uma enorme admiração pelo filho e mostrava-se alegre sempre que o Nagrelha surgia nos meios de comunicação social a cantar.


Gostava de ser chamado de Caio, por ser o apelido da mãe. Com a perda prematura de sua mãe, a tristeza da sua partida acompanhou-o ao longo da sua existência.


Em 2005, Nagrelha conhece Mira com quem partilhou a sua vida e de quem teve um filho (Mirelson).


Mais tarde, casou-se com Weza Cadete (ex-bailarina do grupo Fuguentas), que o acompanhou até ao fim, sendo que desta relação resultaram três filhos (Otshana, Gerson Júnior e Naweza).

Carreira Musical

Nagrelha deu os primeiros passos na música em 1997.

Gravava as suas músicas em cassetes, o palco de apresentação era o Bairro do Sambizanga e o seu talento musical era reconhecido pelos seus pares.


Os “Demónios do Sambizanga”foram o grupo precursor dos “Lambas” constituído por quatro membros: o Amizade (já falecido),Bruno King, André Loy e o puto Nagrelha.


Foi nos anos 2000 que o grupo ganhou visibilidade e lançou o seu primeiro disco que teve grande aceitação por parte do público.


Em 2003-2004, os “Lambas”, conquistaram os meios urbanos com o tema “Quatro” e não mais pararam de acumular sucessos no panorama musical angolano. Este mesmo ano ficou marcado pela perda de um dos membros fundadores do grupo, o Amizade.


Com a morte do Amizade, Nagrelha passou a ser o vocalista dos “Lambas”
Em 2006, gravam a primeira obra discográfica, com a faixa musical “Os Quatro”. Com esta obra, os Lambas conquistam o estrelato em Angola.

 

Como artista a solo, lançou o seu primeiro álbum em 2017, intitulado “Arquitecto da Paz”, como forma de homenagear o ex- Presidente da Repúlica José Eduardo dos Santos.

 

Considerado o “Estado-Maior do Kuduro”, Nagrelha, foi um cantor angolano que marcou o panorama musical com o seu estilo único e inconfundível.


Possuía uma enorme capacidade para exprimir, através da música, a realidade da vida, com que muitos Angolanos se identificaram facilmente.


Era muito apreciado pelos trocadilhos criativos e frases enigmáticas que usava no seu discurso e que cantava nas suas músicas.


Onde quer que actuasse, Nagrelha tinha a capacidade singular de arrastar multidões com as suas músicas, o seu estilo musical único, a sua voz, a interacção muito viva com o público e a sua presença exuberante em palco.


Faleceu no dia 18 de Novembro de 2022, vítima de doença prolongada, no Hospital D. Alexandre do Nascimento (Antigo Sanatório de Luanda).


O cantor era conhecido por ter a maior legião de fãs de Kuduro em Angola.

Maiores sucessos

1. Banzelo
2. Curte a Vida
3. Dança do 4
4. Diga não ao Crime
5. Mamadi
6. Rompimento
7. Sobe
8. Tá Adoçado
9. Aguenta Barulho
10. Comboio
11. Comboio II
12. Creu
13. Dança Bermuda
14. Dança Zema
15. Dizumba grande
16. Esse que te faz
17. Katronga Violenta
18. LS Produções
19. Mexer o Bumbum
20. Na Palma da mão
21. Não me tarraxa assim
22. O Quatro
23. Provou e gostou
24. Rebenta
25. Sapo
26. Se Desfiou
27. Show Mamâ
28. Stufa Lambas
29. Toca Furada
30. Toque de Arranque (Lux)
31. Toque do Nana
32. Wamona

Discografia Nagrelha + Os Lambas

2006 – A Permanência
2020 – Tá Gozá Né
2020 – Tá Pipocar
2021 – Yala
2022 – Sobe

Mais
artigos

error: Conteúdo protegido !!